AULA 1 - PROJECTO / Conceito, Referenciais & Expl. de Ideias

Previamente os alunos tinham definido o seu conceito e realizado os referenciais.
Nesta aula os alunos realizaram exploração de ideias para apresentar e começar a trabalhar na sexta-feira, 2ª aula da tecnologia.


CONCEITO:

«O fim deste teu tempo de metamorfose aproxima-se… o que gostarias de contar a ti mesmo(a) sobre o que de ti descobriste, quando daqui a uns largos anos tropeçares nas tuas memórias?».
Quero contar a mim própria que hoje sou livre, no espírito, no coração. Hoje sou alguém com ideias diferentes, com a liberdade do pensamento, mente aberta, sonhos intermináveis. Não sou alguém diferente, sou alguém que cresceu, enriqueceu por dentro e queria partilhar para que todos pudessem desfrutar desta liberdade de sentir. O amor passou a ser mais forte, as amizades mais sólidas, a distância aumentou e o meu coração também para caber mais gente.
O espírito passou a ter as cores do vento e a alma é cada vez mais corajosa no meio desta selva que é a vida.

Palavras-chave: “liberdade do pensamento”, “mente aberta” e “espírito selvagem”.

REFERENCIAIS:





«conheço uma liberdade, e essa é a liberdade do pensamento.» por Antoine de Saint-Exupéry
«A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar.» por Fernando Pessoa
«O pensamento é o ensaio da acção.» por Sigmund Freud
«Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo delapor George Bernard Shaw

«Mas onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da almapor Johann Goethe
«Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome por Clarisse Lispector
«Amo a liberdade, por isso deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as possuí por John Lennon
«A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciênciapor Mahatma Gandhi





EXPLORAÇÃO DE IDEIAS:
Exploração de ideias 1
Primeiro pensei em confusão, movimento, o pensamento a tentar espalhar-se mas preso.

Exploração de ideias 2
Neste grafismo tentei exprimir o pensamento quando fechado, enclausurado.

Exploração de ideias 3
Neste grafismo tentei expressar o mesmo:  o pensamento quando fechado, enclausurado. Sem puder ir para além do nosso interior.

Exploração de ideias 4
Neste grafismo tentei expressar a ideia da metamorfose do pensamento.

Exploração de ideias 5 (1º ângulo)
Nesta intervenção no diário gráfico tentei expressar o pensamento não ter liberdade, por outras palavras, o que pensamos está sempre condicionado por alguma coisa tal como os costumes, os valores, as nossas crenças, etc. Ou seja, o nosso pensamento nunca é livre – a liberdade limitada do pensamento.
Por isso é o pensamento representado a preto, por estar sempre condicionado, por não ser genuíno, puro.

Exploração de ideias 5 (2º ângulo)

Exploração de ideias 6 (1º ângulo)
Esta intervenção no diário gráfico surgiu da anterior, sendo que esta, ao contrário da outra em que o pensamento nunca era livre (liberdade limitada), aqui nesta a liberdade existe mas é interior, existe só dentro do meu corpo, da minha mente.
Sendo assim, o preto representa as opiniões do exterior e o banco com as cores representa o meu pensamento livre, dentro de mim.
Existem fissuras pois não vivo sem o exterior e é impossível viver num mundo isolado, sem opiniões exteriores.

Exploração de ideias 6 (2º ângulo)

Exploração de ideias 7
Esta ideia é uma explosão de sentimentos, querendo libertar-me de mim, dos pensamentos e alcançar a liberdade ou o que está acima dela.

Exploração de ideias 8
Com esta intervenção eu queria representar que eu sou o ramo e que a rede transparente são os meus pensamentos que me envolvem. As linhas que me prendem às folhas são as opiniões dos outros que me prendem ao mundo.


Exploração de ideias 9
Com este grafismo pretendi representar-me a mim como sendo a parte cor de rosa, aos meus pensamentos, como sendo a parte azul e os pensamentos negativos, as tais opiniões como a roxo e tons escuros.

Exploração de ideias 10
Com esta intervenção pretendi dar a ideia de que me estava a libertar, pelo que as folhas cortadas e rasgadas é como se eu saísse com as minhas ideias por baixo e emergisse com elas.



Sem comentários:

Enviar um comentário