PESQUISA

Para cada objecto há sempre uma funcionalidade associada. No entanto, essa funcionalidade pode ser prática, estética ou simbólica.
A função prática é a função que todos os objectos têm. No entanto há objectos que não têm nem função estética nem simbólica, pelo que apenas apresentam a sua própria simplicidade. Apenas o produto em si, sem  qualquer outra função que não a que lhe é destinada.

A função estética é a função que um objecto pode ter quando usado ou destinado a ser admirado, ou seja, ser mais elaborado é ser mais estético e, por sua vez, é mais chamativo que um objecto apenas funcional, apesar de um objecto estético também poder ser, na sua maioria, funcional.

A função simbólica é a mais difícil de definir, pois esta pode-se relacionar com factores sociais, educacionais, culturais, políticos ou económicos, mas também se associa a valores pessoais, sentimentais e emotivos. Isto é, são todos os objectos que se relacionam com homem e que, de alguma forma, lhe suscita uma percepção de alguma história ou envolvência do objecto. Ou seja, um objecto simbólico é mais do que um objecto funcional ou estético, pois é um objecto com características que nem todos podem usufruir.










Sem comentários:

Enviar um comentário