AULA 1 - TECNOLOGIA

A primeira aula foi dedicada à apresentação dos professores, da disciplina e do mundo do Design de Produto/Equipamento. De seguida deu-se a explicação do que iria ser feito para a tecnologia nas próximas duas aulas. No entanto, deram-nos a informação que apesar de só termos a parte tecnológica, todo o processo que era para ser feito tanto nas aulas de projecto como nas da tecnologia. Deste modo o processo poderia andar mais depressa e colocaríamos dúvidas a todos os professores.

O que nos foi pedido para este módulo de Design de Produto:



«Fases sequenciais do exercício


  1. Desenhar com régua e esquadro um cubo de 12x12cm na perspectiva cavaleira.

  1. Assinalar a lápis as diagonais e as medianas dos lados do cubo para encontrar os centros das faces.

  1. Assinalar com cores diferentes as medianas e diagonais do espaço interno do cubo.

  1. Desenhar o cubo numa perspectiva cavaleira em papel de esquiço.

  1. Com a ajuda do modelo tridimensional realizado, criar quatro sólidos dentro do cubo, os quais, juntos, terão de constituir o todo do cubo (iniciar esta exploração por meio de perspectivas dos sólidos obtidos, cada sólido com cor diferente, sobrepostos em posição de convergência para melhor os diferenciar e verificar a sua modulação e viabilidade de construção). Em cada folha de esquiço, no canto superior direito terá de ser feita à mão levantada uma pequena projecção ortogonal do sólido destacado.

  1. Criar moldes/maquetas de cada um dos sólidos, usando papel quadriculado. Fazer a cotagem destas planificações.

  1. Realizar uma projecção ortogonal rigorosa de um dos sólidos, à escala de 1:2 ou de 1:1. Cotar e legendar o exercício.

  1. Finalmente explorar qual a caracterização gráfica/acabamento das faces dos sólidos – optar por uma montagem, um desenho/pintura ou uma fotografia para aplicar como revestimento da superfície do cubo.
Poderão vir a ser utilizados nesta fase, materiais da área do Design de Produto/Equipamento como madeira, metal e polímeros em formato adequado – folha.

  1. Relatório de execução do exercício.»

(retirado do enunciado para o módulo V)

Assim sendo, nesta primeira aula começámos por fazer o PONTO 1, 2 e 3.

Sem comentários:

Enviar um comentário