PESQUISA para Retratos

A palavra Fotografia vem do grego e significa "desenhar com luz e contraste". Fotografia é a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta numa superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce.




A imagem foi produzida com uma câmara, à qual foram exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Nièpce chamou ao processo "heliografia", ou seja, gravura com a luz do Sol.



Um RETRATO é uma pintura, fotografia ou outra representação artística de uma pessoa.
Os fotógrafos aprenderam com os artistas plásticos, a famosa regra dos terços, assim como os cineastas e a televisão.
No retrato clássico, a regra dos terços diz que os olhos da pessoa fotografada devem estar a altura de um terço superior, assim como a linha do horizonte na paisagem. A pessoa não deve ficar de frente e no centro, como se faz quando se tira uma foto para documento. A pessoa deve estar com perfil parcial, costas próxima a uma das margens e frente voltada levemente para o lado maior da foto, tendo os olhos direccionados à objectiva da câmara. Olhos baixos significam depressão e tristeza, olhos altos, indicam altivez e contemplação.
Hoje em dia os retratos podem muito bem não ser de pessoas mas sim de objectos ou situações, dependendo do conceito e ideias que antecedem qualquer fotografia planeada.
 O retrato clássico mais conhecido é a La Gioconda (Mona Lisa) de Leonardo da Vinci.

Chema Madoz, nome artístico de José Maria Rodríguez Madoz (Madrid, 1958), é um fotógrafo espanhol, um dos mais importantes expositores da fotografia actual de seu país, com projecção internacional. Este fotógrafo iniciou-se com a fotografia da figura humana, passando a partir de 1990, para objectos do quotidiano, que passou a ser a sua marca fotográfica.
Mais do que apenas fotografar objectos, ele dá-lhes novo sentido e utilização mudando a sua função e contexto. O artista cria novas metáforas, paradoxos e até humor nas suas fotografias, transformando o comum em incomum.
O estilo simples e claro da suas fotografias, sempre em preto-e-branco ou sépia, destaca ainda mais este deslocamento que modifica a forma como o espectador encara estes objectos, vulgares se analisados separadamente, mas que ganham uma nova dimensão na forma em que estão aplicados.


Retrato de Chema Madoz por Kike Palacio


























Outra fotógrafa que gosto muito é Sam Taylor-Wood, visto que ela também é uma fotógrafa contemporânea. "Sam fotografa e filma algo que examine, muitas vezes através de cenários sobrecarregados, as nossas condições sociais e psicológicas. O seu trabalho estuda a separação entre ser e parecer, frequentemente colocando os seus sujeitos humanos (quer sozinhos quer em grupos) em situações onde a linha entre o sentido interior e externo de nós próprios encontra-se em conflito."
Retrato de Sam Taylor-Wood




Sem comentários:

Enviar um comentário